ADSENSE

domingo, 7 de novembro de 2010

Etiqueta em Condomínio: Como Se Portar Quando o Assunto é o Seu Bichinho de Estimação




Além das regras do condomínio para animais de estimação, lembre-se que há também algumas atitudes de boa vizinhança que podem ser tomadas pelos donos de bichos:

Mesmo que não seja obrigatório, é preferível usar o elevador de serviço para transitar com animais, que devem de preferência estar no colo. É comum encontrar no elevador com crianças ou adultos - condôminos ou visitantes - que têm pavor de bichos, o que será desagradável para todos. Até para seu animal de estimação.

Pelo mesmo motivo, evite usar a entrada de pedestres, entrando e saindo com seu animal pela porta da garagem.

As áreas comuns do condomínio não são locais adequados para passear com seu cão, mesmo que você recolha as fezes dele. Pense nas crianças que brincam e passeiam por ali, que muitas vezes se sentam no chão ou na grama, e podem se contaminar. A rua é um local mais adequado.

Recolher sempre as fezes do animal, caso ele faça nas áreas comuns do condomínio: isso é mais que uma regra, mas sim uma questão de bom senso, etiqueta e higiene.

Lembre-se de manter a vacinação em dia, e também sua higiene, evitando pulgas e outros contratempos. Em condomínios, estamos muito mais próximos uns dos outros, e utilizamos as mesmas dependências.

Muitas vezes, é preciso adestrar cães especificamente para viver em prédios. Este é um gesto de carinho com seu bicho, para facilitar a vida dele - e a de todos.

Se seu animal de estimação incomoda com ruídos os seus vizinhos, é preciso pensar em como solucionar esse problema, e não deixar que ele se agrave. Muitas vezes, vizinhos descontentes apelam até para a Justiça.

2 comentários:

  1. Ellen,

    tudo bem??

    Meu nome é Victória, trabalho na Tv Cultura e estamos fazendo uma pauta sobre animais em condomínios. Pelo seu blog, achamos que talvez você possa nos ajudar.

    Se te interessar, você poderia por favor entrar em contato comigo pelo email vih.mantoan@gmail.com?

    Muito obrigada

    Victória Mantoan

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, sou síndica no meu condomínio e estou com dificuldades para interpretar as leis, aqui não é proibido animais, mas os donos de cachorros não são adestrados a recolher as fezes dos bichinhos nas áreas comuns. Existe legislação sobre a questão para áreas comuns?

    ResponderExcluir